Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica, desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo.
Psicologia Analítica é como Carl Gustav Jung chamou seu método de compreensão da Psique, distinguindo-se da Psicanálise de Sigmund Freud, dessa forma podemos dizer que a psicologia analítica aborda de forma prática a psicoterapia sob o viés da teoria de C G Jung.
Podemos considerar qualquer trabalho relacionado ao autoconhecimento e resolução de problemas internos como um processo em constante desenvolvimento.
O objetivo da análise é trazer à consciência os fatores pessoais e coletivos que estão em ação na vida do indivíduo, permitindo uma visão mais clara.

A psicologia Junguiana busca compreender o inconsciente do indivíduo e promover a conscientização por meio do autoconhecimento, avaliação das habilidades e desenvolvimento do potencial, visando o equilíbrio e o bem-estar.
Os arquétipos são heranças psicológicas presentes em mitos, lendas, literatura, filmes, sonhos e publicidades, e representam as motivações básicas dos seres humanos.
Esses padrões são utilizados pelos psicólogos para estudar as personalidades e desenvolver o potencial dos indivíduos.
Um exemplo seria a imagem materna, que cada pessoa possui sua própria percepção, mas há semelhanças na percepção coletiva. A mente é influenciada não apenas por heranças biológicas, mas também por heranças psicológicas que moldam nossos comportamentos e experiências.
Alguns dos principais conceitos da psicologia analítica de Carl Jung incluem os Complexos, que são o funcionamento geral da psique, Os Arquétipos, que são construções do inconsciente coletivo transmitidas de geração para geração, O Ego, responsável pela identidade e coerência, O Self ou (Si-mesmo), relacionado à busca pelo autoconhecimento e sentido da vida, A Individuação, representando o desenvolvimento pessoal, A Sombra, que engloba aspectos desconhecidos da personalidade, As Funções Psicológicas (pensamento, sentimento, sensação e intuição), OS Sonhos como ferramentas de equilíbrio e comunicação do inconsciente, Espiritualidade e Religião como experiências pessoais, A Persona como a apresentação social e os Inconscientes Pessoal é representado pelos sentimentos e ideias reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo e Inconsciente Coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade.
Curiosidades
- O jogo Maha Lilah, (da Jornada do Herói) são baseados nos estudos e conceitos dos arquétipos de Jung, que no momento do jogo iluminam a postura do jogador diante de uma questão específica de sua vida, ajudando a trazer mais profundidade e clareza à experiência
- A iridologia, é possível avaliar o grau de estresse, a tendência à depressão, os conflitos internos, como a pessoa reage às adversidades da vida, além dos órgãos de choque e os principais problemas físicos e emocionais.
- O tratamento também é realizado através da psicologia em casos emocionais, tendo como referência de estudo a psicanálise e psicologia analítica, onde conseguimos dar um suporte mais avançado